Uma lista de freeware imprescindível para artistas digitais - episódio 1

Quando se produzem objetos tridimensionais em computador, surge sempre a necessidade de utilizar outras ferramentas de tratamento gráfico, manipulação de imagens ou de criação de layouts vetoriais. Aqui vai uma lista de alguns clássicos para Windows e outros sistemas operativos, que não custam nadinha:

1.  Gimp
O mais famoso substituto para o Adobe Photoshop. Atualizado com regularidade e eficaz. Existe para Linux, Windows e Mac. Existe um projeto paralelo chamado Gimphoto, que utiliza o mesmo código base mas pretende simular o layout e utilização do Photoshop.





2. Paint.net 
Um dos meus favoritos. É leve e rápido, contendo as ferramentas fundamentais para o tratamento de imagens. Assim como o Gimp, permite trabalhar com layers, filtros e efeitos. Revela-se excelente para quem quer tratar imagens num computador com menos recursos de hardware (um netbook por exemplo). Existe apenas para Windows, no entanto o projeto irmão Pinta disponibiliza binários para Mac e Linux.



3. Krita
O Krita é bastante útil para quem tem um tablet de desenho como os da Wacom, mas também é possível utilizá-lo com um simples rato. Pessoalmente, tenho um destes - bastante mais barato e de qualidade.
Este programa simula a utilização de ferramentas manuais de desenho e pintura, permitindo a produção de ilustrações fantásticas, desde que se tenha alguma paciência.


4. Inkscape
Será difícil encontrar melhor que o clássico Inkscape no universo das ferramentas freeware/open source de desenho vetorial. As suas potencialidades são muito próximas do Corel Draw ou do Freehand.
Permite importar e exportar em vários formatos e existe para Windows, Linux e Mac. As suas funcionalidades podem ser conhecidas com mais detalhe aqui.





5.  FreeCad
Similar ao Sketchup, complementa-o com ferramentas de desenho paramétrico. Funciona muito bem com dois renderers famosos - Povray e Lux.






6.  DoubleCad XT
Este é um dos melhores programas para quem procura uma alternativa real e gratuita para o Autocad. É compatível com diversos formatos de ficheiros, incluindo o .dwg e o . skp (do nosso Sketchup). Apesar de gratuito, é muito mais potente do que o próprio Autocad LT da Autodesk, servindo de chamariz para a linha de produtos paga da empresa - TurboCad.